Conduta Ambiental desenvolve estudo ambiental para empresa inovadora no segmento de asfalto

A CAP Logística e Especialidades Industriais detêm uma tecnologia de ponta para produção de emulsão asfáltica no país.
Com um processo considerado a frio, a CAP instala uma usina de produção da emulsão junto à obra. Não bastasse o processo diferenciado, a usina montada fica contida em dois contêineres (ou em mais contêineres, de acordo com a necessidade de produção).
Além disso, antes da produção da emulsão, a CAP se preocupa em fazer um estudo detalhado da brita a ser usada na aplicação juntamente com seu produto. Esse estudo proporciona mais economia de material, melhor acabamento dando o máximo de qualidade ao produto final, ou seja, ao asfalto propriamente dito.
Diante de uma demanda de produção de pequenos volumes em sua matriz em Salto/SP, a CAP se viu obrigada a instalar uma usina dentro de seu galpão, para atender a essa procura.
Já em processo de licenciamento dessa usina junto à CETESB, o órgão estadual exigiu que fosse elaborado um estudo técnico de mapeamento de risco ambiental local e para a vizinhança que o processo de produção da CAP poderia causar. Segundo a CETESB, tal estudo é parte decisiva para a liberação da licença de operação.
Com essa necessidade, a Conduta Ambiental foi contratada para a elaboração desse estudo.
Foi feito um levantamento das instalações e de onde serão locados os contêineres que produzirão a emulsão. Foram levantados todos os riscos ambientais e à saúde humana possivelmente causada pelos produtos utilizados no processo, assim como os procedimentos de manuseio dos mesmos.
Todos os dados foram cruzados com as legislações e normas vigentes, dando como resultado os riscos ambientais que a produção no local poderia oferecer.
Também foram propostas ações e instalações para minimizar possíveis impactos em casos de derramamento ou vazamento que deverão ser associados às exigências técnicas da CETESB.
Após a apresentação do Estudo, foi elaborado o PGR Programa de Gerenciamento de Risco onde foram definidas as ações de gestão para o pleno controle das atividades relacionadas, principalmente, para unidade modular de asfalto. Esta gestão ocorrerá de forma preventiva, reduzindo a probabilidade de ocorrência de acidentes e corretiva, minimizando impactos quando da ocorrência desses eventos.
 

Imagem: